Google

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ensaio sobre a Felicidade


Quantas vezes ouvimos que devemos buscar nossa felicidade? Quantas vezes ficamos pensando o que fazer ou o que deveríamos buscar para tê-la? Muitas vezes nos deparamos com um sentimento de falta, algo que procuramos e não encontramos, entristecidos logo acreditamos que toda essa dor é devido a aquele vazio interno, que tentamos sempre preencher para nos sentirmos a maior parte do tempo felizes.
O que é a felicidade? O senso comum talvez nos diga que felicidade reside em nos sentirmos bem, estar sentindo um certo prazer em viver, mas como nos sentiremos bem se estivermos atrasados para um compromisso importante, presos num congestionamento dentro de um carro sem ar condicionado em um dia quente com temperatura de 30ºC? Talvez para ser feliz você pense em comprar um carro novo com ar condicionado ou até sonhar em ter um Helicóptero, mas se você consegue ter seu sonhado helicóptero e num dia especial em que você necessitar ir a algum encontro muito importante e as condições atmosféricas não forem favoráveis para a decolagem a única saída será se dirigir a este lugar de carro. Quando se fala em felicidade pelo viés do sentimento, é quase certo que dificilmente a alcançaremos plenamente porque os fatos muitas vezes não acontecem da forma que gostaríamos e nos frustramos, isso não nos faz sentirmos bem e essa sensação nos envolve levando nosso estado mental a relembrar outros fatos que causam ou causaram o mesmo estado emocional, ou a mesma impressão, logo tudo que parecia um pequeno obstáculo a se contornar se transforma em uma montanha intransponível, então por não conseguirmos lidar com essa falta, esse desejo insaciável, de sentirmos bem nos tornamos infelizes.
Para sermos felizes não precisamos sentir prazer, mas talvez contemplar os momentos bons, os problemas e adversidades não vão cessar e no meio de todo o tumulto que vivemos se quisermos enxergar haverão momentos de boa recordação.A felicidade não é algo que se sinta, mas uma ideologia, um estado frio de espírito, não é um vício similar a nossos sentimentos e emoções, mas e algo inato movido pela razão, é um exercício da consciência, da seleção do mais importante, para isso devemos lembrar que a paixão e todo o sentimento é uma chama que a qualquer sinal de chuva se apaga. Se crer que felicidade é algo que sinta certamente ela irá embora.

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker
 
Google